Quem é a Daniela?

 A Daniela é uma rapariga que vive apaixonada.

É aventureira, determinada e sonhadora. 

Os seus passatempos de eleição são caminhar na serra, dar um passeio longo na sua bicicleta, passar horas no estúdio de cerâmica artística que frequenta ou então, colocar a música bem alto e fugir para a cozinha.

A Daniela acredita que todos os ingredientes contam uma história que conseguimos mudar o mundo através daquilo que escolhemos comer. Ela tenta que cada coisa que cozinha, seja mais que comida, seja sabor, seja paixão, seja dedicação, seja amor. E que tenha um impacto na pessoa a quem se destina, que aqueça a alma, que abrace o coração e que a faça vibrar da mesma maneira que ela vibra ao ver o sorriso de quem come.

A Daniela cresceu no Porto, numa casa com muitos animais. Estudou e cresceu, enquanto praticava o seu desporto de eleição – o remo – ao qual dedicou muitos anos da sua vida, como desporto de competição. Tirou a licenciatura em Biologia, também no Porto. Treinava, estudava e cozinhava.

 

Depois de anos em alta-competição, viu-se obrigada a deixar as águas do Rio Douro. Fecha-se uma porta, abre-se uma janela e a Daniela ficou mais tempo em casa, teve mais tempo para fazer outras coisas de que tanto gostava, como cozinhar.

Mas não estava realizada, sentia-se estagnada.

 

Com o canudo da licenciatura na mão mas pouco cativada pelo mestrado que se seguia, decidiu tirar um ano para si e fazer um gap year. Com 21 anos, comprou um voo apenas de ida para a américa do sul e com a vida na mochila e as poupanças nos bolsos, lá foi ela, apanhar boleias, descobrir aldeias, cozinhar com culturas diferentes, comer a melhor e a pior comida que já tinha comido e mal sabia ela que durante esses 9 meses que sozinha palmilhou a América do Sul de uma ponta à outra, se ia voltar a apaixonar pela vida, pelas pessoas e por si mesma. Não sabia também que ia voltar decidida a fazer de um dos seus hobbies profissão.

Regressa a Portugal, candidata-se ao curso de Gestão e Produção de Cozinha na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e consegue uma vega, para esta que seria a primeira aluna vegetariana da escola. Aprendeu técnicas de cozinha, aprendeu gestão e fortaleceu laços com os tachos e as panelas

Não contente com o panorama da cozinha vegetariana em Portugal, foi estagiar para um restaurante estrela Michelin em Vienna na Áustria– o Tian - onde foi muito bem recebida e onde cimentou a ideia de que a cozinha é muito mais daquilo a que estamos habituados, que aquilo que comemos nos pode levar onde queremos.

A Daniela encontrou o seu caminho e voltou para Portugal. Trabalhou em alguns restaurantes, mas, descontente com a forma como a cozinha é vista e reconhecida em Portugal, decidiu despedir-se e criar o seu próprio projecto – A Ginko.

A Ginko nasceu para fazer-te chegar ferramentas e possibilidades para um estilo de vida mais saudável, consciente e feliz, através da comida. Através de produtos da época trabalhados de forma a darem-te o seu máximo potencial, sempre com o menor desperdício possível porque a Daniela é também apaixonada por sustentabilidade e sazonalidade.

A Daniela, dedica-se agora a organizar e desenvolver eventos na base da cozinha 100% vegetal. Ocupa o seu trabalho entre workshops, cursos, serviços de catering em eventos, acções de team building para empresas e quando tem tempo, faz também bolos de aniversário.

Agora, chega de falar da Daniela e é hora de explorares o site, veres o que a Ginko já fez, os eventos futuros e os serviços que disponibiliza.

Até breve,


Daniela

  • icon-01
  • icon-02